ACNE PREVENIR, CONTROLAR E TRATAMENTOS



Provocado pela obstrução dos poros e consequente inflamação das glândulas sebáceas, a acne é um dos problemas de pele mais comuns, sendo o seu tratamento um processo lento, que requer sempre a orientação de um dermatologista.
Caracterizada pelo aparecimento de borbulhas, manchas e pontos negros, a acne manifesta-se em ambos os sexos e não está apenas associada ao período da adolescência, podendo surgir já em idade adulta.

Prevenir e Controlar: 

Adote uma rotina de cuidado de rosto que dê especial atenção à limpeza, sobretudo no caso das peles oleosas, em que produção de sebo é excessiva. Lave o rosto de manhã e à noite, de preferência com sabonetes ou loções antibacterianos. 
Para remover a sujidade e as bactérias acumuladas na pele, utilize produtos indicados para peles livres de perfumes, álcool e óleos. 
Evite estar com as mãos em contacto com o rosto. Além de apresentarem elevados níveis de oleosidade, transportam bactérias. 
Na formação da acne, também a alimentação representa um papel decisivo. Aposte numa alimentação saudável, rica em fibras, frutas e vegetais. Evite alimentos como leite, queijos, pizzas, hambúrgueres, fritos, gelados, chocolate e amendoins. 
Ingira diariamente grandes quantidades de água. Ao beber bastante água, estará a ajudar o organismo a eliminar toxinas. 
Ainda que durante as crises de acne não seja aconselhável o uso de esfoliante, a esfoliação deve ser feita uma vez por semana, já que elimina as células mortas, contribuindo para a regeneração da pele. 
Para descongestionar os poros do rosto, onde acontece a acumulação de bactérias, ferva água num recipiente e coloque uma toalha sobre a cabeça, para inalar o vapor. 
Exercite-se. Além de auxiliar na regeneração da pele, a prática regular de exercício físico ajuda na redução dos níveis de stress, um dos responsáveis pelo aparecimento das crises de acne. 
De modo a limpar a pele a fundo, faça limpezas de pele regulares, em salões de estética especializados. 

Tratamento:

Na maioria dos casos, o tratamento da acne passa pela combinação de medicamentos tópicos, inseridos na rotina de cuidados diários de rosto, com a ingestão de antibióticos. Ainda assim, existem diversas formas de tratar o seu aparecimento, adequando o tratamento à extensão do problema.

Acne Ligeiro:

Nos casos em que o aparecimento da acne é ligeiro ou moderado, o tratamento consistirá na aplicação de medicamentos tópicos, sob a forma de gel, no caso das peles oleosas, ou em creme, para as peles secas.

Acne Grave:

Em situações de acne mais severa, o tratamento deverá passar pela ingestão de antibióticos, que ajudarão a controlar as lesões com inflamação.
Atualmente, são várias as formas de tratar a acne, sendo possível responder de acordo com as especificidades de cada caso. Tratamentos hormonais, foto-terapia, laser e enxofre são alguns dos métodos mais eficazes no tratamento dos casos mais graves.

Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário