10 Benefícios de beber um copo de água morna com limão ao acordar

Como fazer:

Basta espremeres metade de um limão num copo grande de água morna.

Quais os benefícios:

Desintoxicante

Devido às suas propriedades diuréticas, o sumo de limão irá auxiliar a desintoxicação do organismo. Ao aumentar a frequência urinária, o sumo de limão irá estimular a eliminação mais rápida de toxinas, o que promove a saúde das vias urinárias e de todo o corpo. Outra importante função desintoxicante do sumo de limão deve-se à presença do ácido cítrico. Este irá ajudar auxiliar a enzima responsável pela estimulação do fígado, ajudando por isso à desintoxicação do organismo.

Equilíbrio dos níveis de pH

Apesar de ácidos, o limão é um alimento que se torna alcalino no organismo humano. Isto acontece porque o ácido cítrico, ao ser metabolizado, não cria acidez. Tanto o ácido ascórbico (vitamina C) como o ácido cítrico, são ácidos facilmente metabolizados pelo corpo humano, o que resulta na libertação do seu conteúdo mineral, que promove a alcalinização do sangue. Assim, ao beber sumo de limão todas as manhãs, conseguirá promover a eliminação da acidez no corpo, combatendo por exemplo o ácido úrico nas articulações. Este ácido é um dos principais responsáveis pela inflamação e dor.

Hidratação do organismo

O sumo de limão com água morna ajuda a repor os fluidos perdidos pelo organismo, mantendo-o hidratado. A insuficiência de água pode causar problemas sérios ao corpo humano, como falta de energia, prisão de ventre, fadiga, lentidão, pressão baixa, insónias, diminuição da capacidade imunológica, entre outras.

Emagrecimento

O limão tem diversas propriedades importantes num processo de emagrecimento. Estudos realizados mostram que dietas mais alcalinas têm um efeito mais eficaz na redução de peso. Além disso, o limão, devido à presença da pectina, ajuda a saciar mais depressa a fome, controlando dessa forma o apetite. Por fim, devido à vitamina C, e às suas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes, o sumo de limão é um potente antioxidante.

Ajuda na digestão

O sumo de limão tem diversas propriedades que vão ajudar a uma digestão mais correta e eficaz. Além de ajudar a desintoxicar o organismo, através da eliminação de toxinas e outros materiais indesejados do tubo digestivo, irá também estimular a produção de bílis, importante na digestão de gorduras. O sumo de limão tem ainda um papel importante no alívio de sintomas de indigestão, como arrotos, ardor no estômago e distensão abdominal.

Limpeza e saúde da pele

Devido às suas propriedades alcalinizantes e desintoxicantes, o limão é um alimento bastante útil para a limpeza e saúde da pele. Assim, ao beber sumo de limão todas as manhãs, estará a combater os radicais livres que desgastam e envelhecem a pele, mas também, a ajudar a eliminar rugas, manchas e pequenas cicatrizes. Além disso, tendo propriedades antibacterianas e alcalinizantes, irá ajudar a combater algumas bactérias responsáveis pela acne, promovendo por isso uma pele mais saudável e bonita. O sumo de limão, sendo diurético e desintoxicante, é igualmente um auxílio poderoso para o combate à retenção de líquidos, responsável por uma pele com o aspeto de casca de laranja. Por fim, o sumo de limão pode também ser usado para limpar o rosto, mãos e peles oleosas.

Propriedades energéticas e de estimulação do humor

Devido à sua composição iónica, o limão é um alimento que tem propriedades energéticas. Além disso, o seu aroma ajuda a melhorar o humor. O limão também tem substâncias conhecidas por combater e depressão e a ansiedade.

Cicatrização

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é uma substância fundamental na manutenção da saúde de cartilagens, ossos e tecido conjuntivo, tornando-se assim muito importante no processo de cicatrização e de cura de feridas. Além disso, tendo propriedades anti-inflamatórias, o sumo de limão terá um papel importante na recuperação de lesões.

Estimulação do sistema imunitário

O sumo de limão contém diversas substâncias que irão estimular e ajudar o sistema imunitário a combater infeções e a manter o organismo a funcionar corretamente. A vitamina C, presente abundantemente no limão, ajuda a combater os processos inflamatórios, facilita a absorção de ferro por parte do organismo, e ainda, auxilia no tratamento de várias doenças respiratórias, como a asma ou o resfriado. O sumo de limão tem ainda propriedades antivirais e antibacterianas, e contêm saponinas, que ajudam a diminuir o catarro. Por fim, o limão é rico em potássio, o que irá estimular a função nervosa e ajudar a controlar a pressão arterial.

Melhora o hálito

Juntamente com o iogurte e a menta, o limão é dos melhores alimentos para combater e eliminar o mau hálito. Devido às suas propriedades, o limão ajuda a aliviar gengivites e dores de dentes, e a combater os responsáveis pelo mau hálito. Contudo, devido ao facto do ácido cítrico poder desgastar e corroer o esmalte dos dentes, é importante ter alguns cuidados com o uso do limão. Assim, deve beber o sumo de limão bastante tempo depois de ter escovado os dentes, ou então, lave os dentes antes de beber o sumo. Depois de beber o sumo, deve igualmente lavar a cavidade bucal com água purificada.

Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário