11 Dicas para aqueceres a tua casa sem gastares energia

 
(google)

Nos dias em que o frio é rigoroso, aquecer a casa pode representar pesadas contas de energia, seja eletricidade ou gás. Encontrar alternativas mais económicas mas igualmente eficazes é uma necessidade para a maioria das famílias. Porém, de nada serve implementar soluções alternativas de aquecimento, sem antes aplicar outras que impeçam o ar quente de sair e o frio de entrar.


Isolar, isolar, isolar!!! 
Ainda que tenha o mais sofisticado sistema de aquecimento, se a sua casa não estiver bem isolada, está a perder dinheiro. O que gasta para aquecer a casa acaba por fugir pelas frinchas das portas e janelas. Com pouco dinheiro consegue calafetar todas as aberturas e assim impedir que o calor saia.

Deixe o sol entrar 
Se a sua casa tem cortinas e persianas ou portadas, abra-as pela manhã e, assim que o sol começar a desaparecer feche-as para que o calor não fuja. Se ligar o aquecimento com as persianas ou portadas ainda abertas, a perda de calor - e dinheiro! - é inevitável. 

Aposte nos têxteis!!!
É boa ideia colocar cortinas de tecidos mais pesados no outono e no inverno, como veludo, para diminuir as correntes de ar e dar um ambiente mais acolhedor e quente à divisão. Aposte também em tapetes, mantas, almofadas e até capas de sofás de materiais mais quentes.

Feche as portas 
Mantenha as portas das divisões e acessos sempre fechadas, especialmente, de áreas da casa que não são usadas como, por exemplo, um quarto de hóspedes. Assim, impede que o ar frio circule e mantém as restantes divisões mais quentes.
Isole o sótão
Quem vive numa moradia ou num último andar, acaba por estar mais sujeito aos humores da meteorologia do que aqueles que vivem num apartamento. Se é o seu caso, isole o botão com placas de poliestireno extrudido ou lã de rocha.
Faça mais assados 
Temos a certeza que, independentemente da temperatura exterior, ao domingo a sua casa cheira deliciosamente a assado e está mais quentinha, verdade? Repita a ementa no resto da semana porque além de aquecer a casa, tem menos loiça para lavar. E não se preocupe com a limpeza do forno porque há produtos acessíveis e eficazes.

Isolamento térmico 
Se vive numa moradia que, há boa moda da construção portuguesa do século passado, é mais fresca do que devia no inverno, recomendamos que aposte em isolamento térmico exterior (vulgo capoto). O investimento é grande mas os resultados compensam largamente.

Forre as paredes 
Pareces despidas não conseguem reter o calor de forma tão eficaz. De certeza que tem centenas de fotografias suas, da sua família e amigos que estão mesmo a pedir um lugar na sua parede. Espelhos e móveis encostados na parede também uma forma de aquecer a casa por retenção do calor.

Botija de água quente 
Não vai propriamente aquecer a casa mas sem dúvida que vai deixar a sua cama em brasa. As botijas de água quentes são a forma mais simples e económica de se manter quente, seja na cama, no sofá ou até no escritório, colocando-a aos seus pés.

Plástico nas janelas 
Em qualquer grande superfície encontra plástico com bolhas usado para isolar artigos delicados, está a ver do que falamos? Pois bem, são uma boa opção para isolar os vidros, ajudando a aquecer a casa ao impedindo que o calor desapareça. Basta borrifar o vidro com um pouco de água, cortar um pedaço de plástico à medida e colocar.


Instale uma salamandra 
Se não tem lareira, para aquecer a casa sem ligar o aquecimento, considere investir numa salamandra. A pellets ou a lenha, é certo que vai gastar bastante menos do que com aquecimento a gás ou elétrico. Vai depender do modelo que escolher, no entanto, uma salamandra restituiu entre 60% a 80% do calor.
Fonte:e-konomista
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário