Bacalhau espiritual com camarão e broa de milho

Ingredientes :

4 postas de bacalhau 
400 gr de camarão 60/80
1,2 kg de cenouras
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2,5 dl azeite
Manteiga, água de cozer o camarão e farinha qb para o bechamel
250 gr broa de milho amarela
Tomate cereja para guarnecer
Sal e pimenta qb

Modo de preparo:

Coza o bacalhau durante 10 minutos em água com fervura lenta ou ao vapor. Retire todas as espinhas e peles e lasque o bacalhau. Corte as cebolas em rodelas e cozinhe-as com o alho, louro e metade do azeite, refogando levemente sem deixar a cebola ganhar cor. Quando a cebola começar a amolecer, junte o bacalhau lascado e envolva tudo bem. Cozinhe por mais 2 a 3 minutos, retire as folhas de louro e reserve.
Corte as cenouras em fios grossos com a ajuda de um ralador ou da mandolina (como se fosse para salada, no corte mais grosso - ver foto em baixo). Deite o restante azeite numa frigideira anti aderente e cozinhe as cenouras, temperadas com sal grosso, até estarem moles e uniformemente cozinhadas. Faça isto em lume médio para os fios de cenoura não queimarem
Junte as cenouras ao bacalhau, tendo o cuidado de não levar azeite em excesso para não ficar gorduroso (retire as cenouras da frigideira com uma espumadeira para que isso não aconteça). 
Coza os camarões durante cerca de 3 minutos em água e sal. Descasque-os, reserve. Desfaça ou triture as cabeças para dentro da água da cozedura, coe a água e reserve.
Retire a côdea à broa de milho e triture-a na picadora ou processador de alimentos. Amoleça a broa levemente com um pouco da água de cozer o camarão. Junte a broa e o miolo de camarão ao preparado de bacalhau e misture tudo. Tempere com pimenta moída na altura e prove para retificar o sal e a proporção entre o bacalhau e os outros ingredientes mais adocicados, a broa e a cenoura.
Com a água de cozer o camarão, um pouco de farinha e manteiga faça um molho bechamel. Envolva todo o preparado no molho, misturando tudo muito bem (ver foto da consistência final). Deite num tabuleiro e espalhe um pouco mais de bechamel por cima para tostar e ficar com um bonito aspeto gratinado. Leve ao forno a 200º cerca de 20 minutos ou até estar gratinado. Pode também adicionar uns tomatinhos cereja ou alguns camarões por cima e levar assim a gratinar, fica com um aspeto final bonito. Em relação ao empratamento, a mistura pode ser colocada num tabuleiro único ou apresentada em doses individuais com a ajuda de um aro redondo (ver foto em baixo).
Sirva com espinafres salteados ou uma salada verde.

DICAS: 

Podem preparar com antecedência e levar a gratinar na hora de servir e o prato até pode ser congelado, colocando o preparado totalmente pronto em tabuleiros e tapando muito bem com película aderente.
Se virem que a água de cozer o bacalhau é insuficiente para fazer o bechamel, juntem leite de forma a terem molho suficiente para envolver todo o preparado.

(clica e vê mais receitas deliciosas!!!)
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário