Bolo de iogurte húmido e fofo com pêssego

Ingredientes:

4 ovos, tamanho L
1 iogurte de aroma à escolha
1 medida do copo de açúcar
2 medidas do copo de farinha com fermento Branca de neve fina
1 medida do copo mal cheia de óleo
1 medida do copo de farinha maizena
Raspa de 1 limão

Modo de preparo:

Ligamos o forno a 170 º.
Começar por bater as claras em castelo, assim não precisa parar para lavar as varinhas, e deixá-las em picos suaves Juntar o açúcar às gemas. Bater até estarem bem cremosas e fofas. Adicionar o iogurte e bater. Juntar o óleo e bater.
Juntar a raspa de 1 limão à massa. Peneirar as farinhas, desta forma a massa do bolo vai ganhar leveza e elimina grumos de farinha. Adicionar a farinha e mexer com uma colher de pau.
Por fim juntar as claras em castelo e envolver em movimentos suaves de baixo para cima. Este procedimento vai dar ar à massa e ajuda a criar um bolo fofo e alto. A massa deverá ficar com aspecto de mousse. Untar uma forma, a gosto, com manteiga. Uso uma folha de papel, pois acho prático e limpo. Nesta fase pode optar-se por fazer um bolo simples ou ser mais ousada. Depois de a forma untada colocar um pouco de açúcar no fundo e fruta a gosto, optei por ameixas.
Colocar a massa com cuidado em cima da fruta e abanar ligeiramente a forma de modo a que as bolhas de ar saiam. Evita buracos na massa durante a cozedura. Colocar a forma no forno previamente aquecido a 170 º. Quando a temperatura é demasiado alta o bolo pode partir e crescer torto. Se a massa parecer muito escura deve colocar-se uma folha de alumínio para terminar de cozer.
O meu bolo esteve cerca de 45m no forno, sendo que nos últimos 15m o tapei com folha de alumínio e liguei apenas a resistência de baixo. No entanto, cada forno é diferente, convém vigiar.
Quando pronto retirar do forno e colocar a forma em cima de uma grade, nunca diretamente no frio, pois desta forma corre-se o risco de o bolo abater devido ao choque térmico.
Deixar arrefecer dentro da forma e quando morno desenformar e deixar terminar de arrefecer numa rede. Quando se desenforma um bolo ainda quente corremos o risco de este se partir.
Depois de frio polvilhar com açúcar e canela em pó. Servido com uma bola de gelado de baunilha fica ainda melhor.

( clica aqui e vê mais receitas deliciosas!!!)
Fonte: Su Delicia
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário