Favas com entrecosto e enchidos

Ingredientes: 

1 kg de favas (pesadas depois de descascadas)
800 gr de entrecosto
1 farinheira
Meio chouriço mouro
Meia linguiça
2 cebolas
6 dentes de alho
3 folhas de louro
Sal grosso qb
1 colher de chá de colorau doce (paprika em pó)
1 colher de chá de mistura de pimenta em grão
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 malagueta
1 raminho de alecrim fresco
1 ramo de coentros frescos
1 folha de alho
1 folha de alho
2 dl de azeite
1,5 dl de vinho branco

Modo de preparo: 

Na véspera de fazer o cozinhado, arranje o entrecosto e tempere-o com os dentes de alho esmagados, os grãos de pimenta e mostarda, as folhas de louro grosseiramente rasgadas e o colorau. Regue tudo com um fio de azeite, misture e deixe repousar no frigorífico, tapado com película aderente, ficando em "vinha de alhos" durante a noite. Não junte o sal, pois deve ser adicionado só no momento de cozinhar.
No momento da confeção tempere a carne de sal. Coza a farinheira à parte e reserve.
Deite um generoso fio de azeite num tacho grande e largo. Junte algumas rodelas dos chouriços mouro e de carne (meia dúzia de rodelas só para dar sabor, reserve os restantes enchidos) e vá juntando o entrecosto com todos os temperos para que frite ligeiramente. Vá fritando a carne em pequenas porções de forma a que não fique amontoada dentro do tacho. O objetivo é tostar rapidamente a carne em lume alto para que todos os pedaços de entrecosto fiquem bem douradinhos. Depois de ter feito isto a todos os pedaços de carne, junte-a toda no tacho, adicione o vinho branco, meia farinheira desfeita e a malagueta. Retifique de sal e tape o tacho, deixando a carne estufar em lume brando durante 20 a 35 minutos.
Noutro tacho grande deite o restante azeite, a linguiça e o chouriço mouro cortados em rodelas (o restante). Deixe frigir. Quando os enchidos começarem a ficar douradinhos, junte as cebolas picadas. Deixe a cebola refogar um pouco e depois junte as favas. Junte o ramo de cheiro com os coentros frescos e a folha do alho, se a conseguir arranjar. Tempere de sal, junte um pequeno cálice de água e deixe as favas estufarem em lume médio por 30 minutos ou até estarem tenras (depende se as favas são mais ou menos tenras).
Prefiro cozinhar as favas e o entrecosto em separado e juntar só no fim para que as favas não se desfaçam. No fim de estar tudo cozinhado, junte as favas e as carnes no mesmo tacho, deixe ferver mais 2 minutos. Desligue o lume, junte coentros frescos picados e sirva com as restantes rodelas da farinheira, arroz branco bem solto e salada de alface. 

DICA: 
 
Eu gosto de servir com estes acompanhamentos. A minha sogra fazia arroz de favas, ou seja, cozinhava as favas com entrecosto e cozia o arroz no molho, ficando tudo junto e também é muito saboroso. Eu já experimentei fazer e adorei, mas desta vez fiz as favas só com a carne e o arroz branco foi servido à parte para acompanhar. 

Fonte: Deliciosa paparoca
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário