Rissóis de camarão

Ingredientes:

Massa:

sal
1 casca de limão
2 chávenas de água
1 colher de sopa de margarina
2 chávenas de farinha (bem cheia)

Recheio:

salsa
2 gemas
sal e pimenta
sumo de limão
1 cebola média
200 gr de camarão
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de margarina
2,5 dl de leite ou caldo de camarão

Modo de preparo:

Massa:

Leva-se a água ao lume com a margarina, a casca de limão e um pouco de sal.

Assim que a água ferver em cachão retira-se rapidamente o tacho do lume e de uma só vez deita-se dentro a farinha. Mistura-se energicamente com a colher de pau e leva-se o tacho novamente ao lume, que desta vez deve ter a chama fraca, batendo a massa sem parar. Esta operação tem por fim tirar toda a humidade à massa. Assim que a massa se apresentar bem seca e com aspecto duma bola retira-se do lume, deita-se sobre a mesa e trabalha-se até arrefecer. Deixa-se descansar durante 20 minutos. Passado aquele tempo estende-se a massa com um rolo. Normalmente não é preciso polvilhar a massa com farinha para a tender, mas se esta se agarrar ao rolo e à pedra polvilha-se muito ligeiramente com farinha e com uma escova macia retira-se todo o excesso de farinha. Estando a massa estendida muito fina dispõem-se sobre ela montinhos de recheio que se cobrem com a massa dobrando-a. Corta-se com auxílio dum copo, corta-bolachas ou qualquer outro objecto redondo. Passam-se os rissóis por ovo batido, depois por pão ralado e fritam-se em óleo bem quente.

Recheio:

Cozem-se os camarões e descascam-se. Pisam-se as cascas e as cabeças e levam-se a refogar com a cebola e um pouco de margarina. Cobrem-se com água e deixam-se ferver. Entretanto pica-se a cebola muito finamente e leva-se a alourar com a margarina. Polvilha-se com a farinha, deixa-se esta cozer um pouco e rega-se com um pouco de leite e o caldo obtido da cozedura dos camarões, tendo o cuidado de o coar antes de utilizar. Deixa-se o creme cozer até estar bem espesso. Tempera-se com sal, pimenta e sumo de limão e adicionam-se-lhe as 2 gemas. Junta-se ainda um pouco de salsa picada. Deixe arrefecer o creme antes de utilizar.

DICA: Os camarões podem ser substituídos por peixe ou por bacalhau. A água para ligar o creme deve ser a que serviu para os cozer. Deve sempre adicionar-se um pouco de leite a esta água e também ao caldo dos camarões. O creme ficará assim muito mais macio e saboroso.

Fonte: Receitas para toda a família
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário