FILHÓSES NO FORNO DOS AÇORES

FILHÓSES NO FORNO DOS AÇORES

Ingredientes:


Massa:

5 Ovos
2,5 dl de Leite
2,5 dl de Água
300 gr de farinha
1 pitada de sal fino
Óleo e farinha para as formas
1 colher de sobremesa de fermento em pó


Creme:

1/2 l de l leite

1 ovo + 4 gemas
250 gr de açúcar
2 colheres de sopa de maizena
casca ralada de 1 limão grande


Modo de preparo:


Pré aquecer o forno a 240º. Untar forminhas de alumínio,tipo formas de empadas com óleo e polvilhar com farinha. Reservar.
Preparar a massa, batendo os ovos até ficarem esbranquiçados e espumosos. Juntar a farinha aos poucos, envolvendo delicadamente entre cada adição.
Adicionar o fermento e o sal; misturar. Juntar o leite e a água. Bater até obter um preparado liso e homogéneo (a massa fica líquida).
Encher as formas com a massa até aos 3/4 e colocá-las sobre o tabuleiro do forno e levar a cozer a 240º até obter bolinhos altos, fofos e dourados (+/- 20-25 minutos).
Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer antes de desenformar os bolinhos.
Entretanto, preparar o creme. Colocar o amido de milho num tacho pequeno e dissolver este numa pequena quantidade de leite frio. Juntar o ovo, as gemas, o açúcar e a raspa de casca de limão. Adicionar o leite restante e misturar muito bem com uma vara de arames.
Levar o tacho ao lume. Cozinhar em lume brando até o preparado se apresentar cremoso e consistente, sem nunca parar de mexer com a vara de arames. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer por completo.
Abrir um pequeno orifício em cada bolinho com a ponta de uma faca, ou cortar o topo com uma tesoura de cozinha. Distribuir o creme pelos bolinhos com o auxílio de um saco de pasteleiro ou de uma seringa, tendo o cuidado de não encher demasiado para não rasgar a massa.
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário