GRATINADO DO MAR

Ingredientes:

250 gr de mexilhão
400 gr de lombo de perca ou garoupa
300 gr de miolo de camarão grande
Sal
Pimenta
Raíz de gengibre
1 malagueta vermelha
Estragão
2 dl de água
2 cubos knorr de caldo de peixe
2 dl de natas
2 dl vinho branco
3 colheres de polpa de tomate
2 colheres de sopa de farinha
Margarina liquida
1 alho frances
3 cenouras
2 pães tipo brasileiros
Salsa
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Ponha o miolo de mexilhão a descongelar dentro de um coador de rede. Corte o peixe em cubos e os camarões ao meio a todo o comprimento. Coloque-os numa taça e tempere com sal, pimenta moída na altura e o suco de um pedaço de raiz de gengibre, previamente pelada e ralada.
Junte a malagueta, limpa de sementes e picada, e um pouco de estragão picado e misture bem. Deite a água, os cubos de caldo de peixe, as natas, o vinho branco e a polpa de tomate num tacho e leve a ferver durante cinco minutos sobre lume brando. Introduza o peixe, os camarões e o miolo de mexilhão e ferva durante três minutos.
Misture a farinha com três colheres de sopa de margarina líquida até obter uma pasta.
Retire o peixe e o marisco para um tabuleiro de louça e junte a pasta de farinha e margarina ao caldo. Mexa com uma vara de arames e deixe engrossar um pouco. Ligue o forno e regule-o para os 180º, com o grelhador ligado. Corte o alho-francês em troços com cerca de 5 cm a 6 cm e cada um deles em tiras a todo o comprimento. Lave e escorra bem. Pele as cenouras e corte-as em palitos do mesmo tamanho que as tiras de alho-francês. Deite um pouco de margarina liquida numa frigideira e salteie os legumes preparados durante cerca de cinco minutos sobre lume moderado. Tempere com sal e pimenta, tape e deixe cozinhar durante mais cinco minutos. Salpique com estragão acabado de picar.
Corte o pão em pedaços para dentro do robot de cozinha, junte um punhado de salsa, os dentes de alho e o queijo parmesão. Pique tudo, adicione três colheres de sopa de margarina líquida e ligue o robot na função pulse até a margarina estar bem incorporada.
Deite o molho preparado sobre a mistura de peixe e marisco, por cima disponha os legumes e cubra com a mistura de pão ralado. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até a superfície estar dourada.
Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comments :

  1. Que bom aspeto. Cá em casa os gratinados são sempre uma verdadeira tentação.

    Há passatempo a decorrer no meu blog para Portugal e Espanha, é fácil participar. Convido a ver:

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/2014/08/passatempo-receita-mais-fresca-deste.html

    ResponderEliminar