Ingredientes:
Massa:
6 ovos (gemas e claras em separado)
180 gr de açúcar
250 gr de fécula de batata
1 colher de chá de fermento em pó
sumo de 1 limão médio
Recheio e cobertura:
1 kg de morangos
400 ml de natas para bater
1 colher de chá de aroma de baunilha
coulis de morango q.b.
papel vegetal, manteiga e farinha q.b. (para a forma do bolo)
Modo de preparo:
Massa do bolo:
Bata 5 claras em castelo firme e reserve.
Bata 5 gemas mais 1 ovo inteiro, com o açúcar e o sumo do limão durante 15 minutos ou até obter um creme bem fofo e esbranquiçado.
Incorpore ao creme anterior e alternadamente, as claras em castelo e a fécula de batata peneirada com o fermento. Vá misturando tudo muito bem com uma vara de arames, até obter uma massa bem homogénea.
Despeje a massa numa forma untada e enfarinhada, com papel vegetal no fundo (usei uma forma redonda anti-aderente com aro amovível e 24 cm de diâmetro).
Leve a massa ao forno pré-aquecido a 180º. Reduza a temperatura para 150º e deixe-o cozer lentamente por 45 minutos (faça o teste do palito para verificar a cozedura: espete o palito em zonas diferentes do bolo; quando o palito sair limpo o bolo está pronto, mas não o deixe cozer demais para não secar).
Retire o bolo do forno e deixe-o arrefecer. Depois desenforme e corte o bolo horizontalmente em 2 partes.
Recheio e cobertura do bolo:
Bata as natas bem frescas (costumo coloca-las 40 minutos no congelador antes de as usar) com o aroma de baunilha até atingir o ponto chantilly (cerca de 10 minutos, com a batedeira a velocidade média).
Divida o chantilly em 2 partes semelhantes e a uma delas adicione cerca de 300 gr de morangos triturados. Misture bem. Reserve o chantilly simples e o chantilly de morango no frigorífico até à altura de usar.
Faça o coulis de morangos usando cerca de 100 gr de morangos (ver receita AQUI; usei metade das quantidades referidas). Reserve.
Lave e prepare os restantes morangos para usar na decoração do bolo. Reserve.
Montagem do bolo:
Comece por colocar a parte do fundo do bolo no prato de servir. Cubra-a com o chantilly de morango e depois coloque por cima a outra parte do bolo.
Cubra todo o bolo (partes superior e lateral) com o chantilly simples. Espalhe e alise bem.
Decore o bolo a gosto. Eu utilizei morangos laminados para a parte lateral e morangos inteiros regados com coulis de morango para o topo do bolo. À volta do bolo coloquei o resto do coulis de morango que me sobrou.
Leve o bolo ao frigorífico até à hora de servir, para ganhar mais consistência e ficar bem fresquinho.
(clica aqui e vê mais receitas deliciosas!!!)
Fonte: Recanto com Tempero
0 comments :
Enviar um comentário