Ingredientes:
10 lulas
2 cebolas
1 alho francês (apenas a parte branca)
6 dentes de alho
3 tomates
2 tomates secos
1 chávena de arroz agulha cozido
100 g de presunto
1 ramo de salsa
400 g de batatinhas para assar
1 ramo de alecrim
1 colher chá de pimentão doce
60 ml de vinho branco (mais cerca de 100 ml para assar as batatas)
5 colheres de sopa de azeite virgem extra (e um fio de azeite a gosto para assar as batatas)
1 ramo de coentros
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparação:
Num tabuleiro, coloque as batatas descascadas, um fio de azeite, 2 dentes de alho esmagados, tempere com sal, 1 colher de chá de pimentão doce e alecrim. Coloque um pouco de vinho branco, água, envolva e leve ao forno a assar, até as batatas obterem um tom dourado. (Vá vigiando e, se as batatas começarem a secar e ficar sem líquido, vá acrescentando um pouquinho de água na medida da necessária.)
Entretanto, pique 1 cebola, 2 dentes de alho, o alho francês, 1 tomate e as cabeças da lula. Num tacho, coloque 2 colheres de sopa de azeite e deixe refogar até a água das cabeças das lulas evaporar.
Corte o presunto em pequenos pedaços e acrescente, também, ao refogado. Adicione, depois, o arroz cozido e o tomate seco cortado em cubinhos. Tempere com sal e envolva bem. Deixe cozinhar cerca de 1 a 2 minutos. Pique a salsa finamente e acrescente, com o lume já desligado.
Seque bem as lulas com papel de cozinha. Recheie-as, pela abertura, com o arroz e feche com palitos. De seguida, fatie finamente a outra cebola, dois dentes de alho e pique dois tomates.
Num tacho largo com tampa, aqueça 3 colheres de sopa de azeite e junte-lhe a cebola, o alho e os tomates. Deixe refogar ligeiramente e refresque com 60 ml de vinho branco. Junte as lulas recheadas e deixe cozer cerca de 15 minutos, em lume brando, tapado.
Sirva-as assim ou, quando as batatas já estiverem a ficar com um tom dourado, junte-lhes as lulas e leve cerca de 5 a 10 minutos ao forno, para ganharem alguma cor. Sirva tudo bem aromatizado com coentros e limão. Fica uma delícia!
Fonte: Na nossa mesa
0 comments :
Enviar um comentário