Festival do choco frito de 14 a 23 de Abril | Setúbal | Lazer


O festival gastronómico regressa nos dias 14 a 23 de abril. Participam mais de 50 restaurantes aderentes.

Todos sabemos que, além do peixe assado, boas praias e paisagens incríveis, a cidade é conhecida pelo choco frito, o grande protagonista da gastronomia setubalense. Em cada esquina há um restaurante com receitas do molusco típico da região, acompanhado com batata frita e, em alguns casos, por molhos especiais. 

Por isso, se é fã deste prato 100 por cento setubalense, temos boas notícias. A Semana do Choco está de volta de 14 a 23 de abril e conta com a participação de mais de 50 restaurantes aderentes. O programa inclui um passeio, uma degustação comentada e uma oficina pedagógica.

Ao longo dos dez dias do evento, ao tradicional choco frito, que tem lugar cativo e de destaque durante todo o ano em ementas da restauração do concelho, juntam-se propostas gastronómicas, umas mais conservadoras, outras mais arrojadas e inovadoras, que revelam novos sabores deste molusco. Choquinhos de pé descalço, na Casa do Peixe, Choco à Mestre Gonçalves, em O Bote, bao de choco, na Casa Japonesa, arroz negro, na Tasca da Avenida, massinha de choco, na Parreirinha do Sado, e risotto mármore de choco, no Restaurante Xtoria, são algumas das propostas.

A Semana do Choco, integrada num ciclo gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, de promoção dos produtos regionais e que, em simultâneo, estimula a restauração local, conta com três iniciativas abertas ao público.

A 22 de abril, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, realiza-se a oficina pedagógica “O choco e o seu ciclo de vida”, atividade de participação gratuita, para maiores de três anos, com inscrições a decorrer até dia 20.

No dia seguinte, a 23, às 9h30, há o passeio pedestre “O choco e o Estuário do Sado”, para maiores de seis anos. A iniciativa, igualmente gratuita, com ponto de encontro a combinar com os participantes, tem inscrições abertas até dia 20, feitas online.

Também a 23, às 17 horas, na sede do Rancho Folclórico das Praias do Sado, há uma sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, para maiores de dez anos, com atuação e apresentação etnográfica e degustação comentada, com inscrições gratuitas até dia 20, realizadas online.

Segundo informação avançada pelo município, participam nesta edição os restaurantes 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Adega Leo do Petisco, Alface Filha, Antóniu’s, Cais 56, Casa de Pasto O Orlando, Casa Japonesa, Casa Morena, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Flórida, Mar Azul 2 e Marisqueira Sab’amar.

Nova Taberna O Pescador, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Douradinho, O Jacques, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel e Pinga Amor 2 também fazem parte da Semana do Choco 2023.

O evento conta ainda com os restaurantes O Novo Lídia, Ó Manel, O Migas, O Sonho, Rio Azul, Velho Lídia, Xtoria, Restinguinha, Sem Horas e Solar do Marquês, e as tascas da Avenida, do Duca, do toninho, do Xico da Cana e Kefish, assim como o Terraço do Mercado e o Verde e Branco.

A Semana do Choco, com os apoios da Quinta de Catralvos e do Rancho Folclórico de Praias do Sado, faz parte do novo ciclo de eventos gastronómicos para destacar iguarias como a sardinha, o carapau, o salmonete, a cavala e a ostra, iniciado em março com a primeira edição da Semana dos Bivalves.

Fonte: New in Setúbal

 

Partilhar no Google Plus

Sobre Dicas Femininas Su

Dicas Femininas não é um site só a pensar nas mulheres, é uma página para toda a gente pois é útil para o dia a dia! Desde receitas, sugestões onde ir, de moda, beleza, dicas úteis sobre variadíssimos assuntos... tento abordar os assuntos de maior interesse para todos! Partilha nas redes sociais as publicações deste site e conhece um outro projeto meu: http://promosudreams.blogspot.pt/
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comments :

Enviar um comentário